quarta-feira, abril 14, 2010

brincadeiras de rua

















Jogo da Velha

Pode ser feito no chão, com giz e apagado com um pano ou papel grosso.

Faz-se o quadrado, divide-se e dois jogadores vão colocando o símbolo do X e do 0. Quem fechar primeiro a coluna, ganha o jogo.


Beijo, Abraço ou Aperto de mão

Um grupo de meninas e meninos senta-se e uma pessoa fica de costas para esse grupo, com outra, ao seu lado, vendando seus olhos com uma das mãos.

Então a que está conduzindo a brincadeira vai apontando para as pessoas sentadas e pergunta qual ela escolhe. É esta, e ela responde sim ou não, sem saber quem é a pessoa. Quando responder sim, a que está guiando a brincadeira pergunta para a que está de costas o que ela quer oferecer a essa pessoa: se ela quer abraçar, beijar ou apertar a mão da pessoa escolhida. Ela responde o que quer e tem que fazer o escolhido.

O interessante nessa brincadeira, é que muitos acabam conseguindo beijar quem queriam, mas às vezes conseguem só apertar a mão do menino ou menina que gostariam e beijando quem não desejavam.

A que estava no centro sendo guiada para escolher, passará a ser a nova que conduzirá a brincadeira e a que conduzia senta-se com as outras.

A que foi escolhida será a que escolherá agora. E a brincadeira continua.


Cabra Cega

Forma-se uma roda, sem que as mãos estejam dadas, tendo um espaço entre as crianças. Uma criança é escolhida e fica vendada no centro da roda. Ela gira três vezes e tenta pegar alguma criança que está na roda. As crianças na roda não podem se mexer. Quando, a que está vendada, descobrir quem é a criança que ela pegou e dizer seu nome, essa passa a ser a próxima a ser vendada.

Enquanto a do centro está girando as crianças, em formação na roda, falam o seguinte:

"Cabra-cega, de onde você vem?"

"Venho da serra."

"O que você traz?"

"Trago bolinhos de canela."

"Me dá um!"

"Não dou."

Gulosa, gulosa, cabra cega, cabra cega, cabra cega.

Então ela para e vai pegar alguma.



Antigamente tinha muitas outras brincadeiras , hoje em dia elas estão sumindo e outras mudando de nome e da forma de brincar .


As crianças estão ficando mais em casa e mexendo no computador elas tem medo de saírem na rua por causa dos roubos e ate tiroteios ,antigamente elas brincavam mais e não tinha tanto medo , muitas crianças nem sabe brincar de algumas brincadeiras ,nem conhece e nunca ouviram fala , os jogos eletronicos ficaram

Nenhum comentário:

Postar um comentário